Faustino Castaño

Além do significado original que o termo "síndrome" tem no campo da medicina, também é frequentemente usado para se referir a fenômenos que caracterizam uma determinada situação. Por exemplo, a expressão "Síndrome de Estocolmo" foi cunhada para se referir a uma reação psicológica em que a vítima de um sequestro contra sua vontade desenvolve uma relação de cumplicidade e um forte vínculo afetivo com seu sequestrador. É neste sentido que utilizamos a expressão “Síndrome de Nicodemos” para explicar a tendência psicológica de assumir, inconsciente e acriticamente, valores culturais em geral e valores religiosos em particular do meio em que se vive e é educado.

O Evangelho, (João, 3:1-12), narra o encontro com Jesus de um piedoso fariseu que achava difícil superar os esquemas mentais da cultura e da religião ambiente em que se formou. Certamente não foi o único caso desse tipo que Jesus encontrou ao divulgar sua mensagem, e o evangelista quis resumir e simbolizar todos os casos semelhantes. A conclusão a que Jesus chegou, no “caso Nicodemos”, é que era preciso “nascer de novo”, ou seja, para assumir a mensagem libertadora que Jesus trazia era preciso vencer os esquemas mentais que são o resultado do processo de treinamento.

Considere, por exemplo, a forma natural como aprendemos a língua nativa, a língua falada no ambiente em que fomos criados e como é difícil aprender uma segunda língua. Bem, o mesmo acontece com todo o resto do legado cultural do meio social em que somos formados: valores ou princípios, sistema econômico, modos de vida, regras de conduta, critérios morais, costumes sociais, crenças e práticas religiosas. ..

O caso do Nicodemos do Evangelho era o do tipo médio dos judeus da época. Ele havia sido educado em um ambiente social, político e religioso baseado na Lei de Moisés. Jesus assumiu esse quadro religioso, mas quis libertá-lo da casuística talmudista, que ele chamou de "o fermento dos fariseus e saduceus". Uma frase dele que expressa o espírito do ensinamento que ele queria transmitir era que " o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado ". Na realidade, é uma mensagem revolucionária; vira de cabeça para baixo todo o sistema social organizado. Ele vem dizer que a religião, as leis, a autoridade política... só fazem sentido se servirem ao bem das pessoas.

A forma como a sociedade está organizada, e não só a do tempo de Jesus, todo este legado cultural (valores, critérios morais, sistema religioso, etc.) são educados, desde tenra idade, para que assumam esse quadro cultural e o considerem a coisa mais natural do mundo. Se o sistema é ameaçado por ideias revolucionárias que buscam mudar o mundo de baixo para cima, as potências dominantes recorrem ao pessoal domesticado em prol de seus interesses. A multidão que clamava a Pilatos pela libertação de Barrabás e pela condenação de Jesus de Nazaré era composta, em grande parte, por infelizes como Nicodemos, que estavam sinceramente convencidos de que não podia estar certo contra o Sinédrio e o sacerdócio. do Templo de Jerusalém um simples leigo como aquele Jesus que vinha de uma aldeia insignificante como Nazaré, da qual se dizia então que dali nada de bom poderia vir, ver João, 1:45-50

A religião, que em princípio responde a uma necessidade humana de se relacionar com o transcendente, com o que chamamos de Deus, é utilizada por todos os dominadores de todos os tempos para mentalizar, em prol de seus próprios interesses, os subjugados e expropriados. O mesmo acontece com os sistemas políticos que, em princípio, têm a necessária e digna função de organizar a convivência dos grupos humanos. Portanto, qualquer sistema de dominação se esforça para controlar tanto os líderes políticos quanto os sacerdócios religiosos. Aqueles que se oferecem para servir de lacaios aos detentores do poder econômico, verdadeiros donos da sociedade, são dirigentes políticos e religiosos indignos.

Essas lideranças políticas e religiosas, que Jesus chamou de “os reinos deste mundo”, caíram na tentação de poder e domínio de Satanás que Jesus rejeitou. Jesus nos exorta a “nascer de novo”, a nos libertar do fermento dos “doutores” que trabalham para o sistema de dominação, o aparato ideológico do sistema que nos mentaliza para aceitá-lo como é . A síndrome de Nicodemos, a tendência a não questionar o que está impregnado na nossa mente, torna-nos incapazes de assumir a tarefa que Jesus atribui aos seus seguidores, a construção do Reino de Deus e da sua justiça.

Isso ocorreu desde o tempo de Jesus até agora. Supõe-se que as pessoas que se sentiram interpeladas pelo chamado de Jesus e assumiram a missão de segui-lo e imitá-lo se dedicariam ao seu projeto libertador, a construção daquele Reino diferente dos deste mundo. Portanto, devemos nos perguntar o que resultou, depois de dois milênios, daquela vocação transformadora. A história desses 20 séculos nos mostra que as igrejas cristãs foram abandonando o programa libertador do Messias Jesus para cair gradualmente em uma religiosidade centrada na adoração, na oração...

Sobre a comunidade cristã primitiva em Jerusalém, o livro dos Atos dos Apóstolos nos diz que: …todos os que creram se reuniram e tiveram todas as coisas em comum. Vendiam suas propriedades e bens, e distribuíam-nos a todos, a cada um segundo a sua necessidade... ...A multidão dos que tinham crido era um só coração e uma só alma. Nenhum deles afirmou ser seu qualquer coisa que ele possuía, mas que todas as coisas eram comuns a eles. Com grande poder os apóstolos deram testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e abundante graça estava sobre todos eles. Não havia, pois, nenhum necessitado entre eles, porque todos os que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, traziam o preço do que se vendia e punham aos pés dos apóstolos. E foi distribuído a cada um conforme a sua necessidade.

Mesmo no quarto século, um bispo como Ambrósio de Milão escreveu:

Porque a natureza generosamente oferece tudo para todos. Deus ordenou que tudo fosse produzido para prover alimento para todos em comum; seu plano era que a terra fosse, por assim dizer, propriedade comum de todos nós. A natureza produziu direitos comuns, então é a ganância usurpadora que estabeleceu os direitos privados.

Mas na esfera religiosa cristã, gradualmente, mas incessantemente, aceitou e defendeu sistemas de dominação baseados no mercado e na propriedade privada com todos os abusos e desigualdades que eles geram. Nossa Igreja se dedicou a perseguir e condenar todos os movimentos internos e externos que pretendem recuperar o espírito da mensagem evangélica. Ela se dedica totalmente a fazer nicodemos; o ensinamento que ele dá parece ter como objetivo difundir a ideia de que Jesus veio ao mundo para que rezemos muito. Jesus valorizou o significado da oração na relação do homem com o Pai, mas a única oração que ensinou aos seus discípulos foi o "Pai Nosso", e só o fez quando lhe pediram: "ensina-nos a rezar" ( Lc 11,1-4), e é também uma oração comunitária: “Nosso Pai”, muito longe do espírito individualista que encoraja a oração “íntima e individual” preconizada por muitos pregadores atuais. Jesus ensinou que a relação que Deus quer com o ser humano passa pela relação fraterna do ser humano entre si: amar a todos, amigos e inimigos, como irmãos, perdoar as ofensas, renunciar à violência, abençoar os que nos maldizem, orar pelos que nos perseguem, compartilhar o que somos e temos com aqueles que precisam de nós... Em suma, sua missão não era principalmente promover orações e devoções, mas amor e serviço ao próximo. Ele concebeu sua missão como o cumprimento das profecias que anunciavam um Messias libertador para os pobres oprimidos.

Isso está esquecido e querem nos fazer esquecer os promotores de cultos de oração como o inquisidor Domingo de Guzmán, iniciador da devoção do "Santo Rosário", ou Ignacio Larrañaga, promotor de "oficinas de oração", ou os organizadores de adorações noturnas ou perpétua Já é tempo de alguém na Igreja ousar dizer que essas pessoas são simples nicodemos que guiam outros nicodemos ou, como disse Jesus: “cegos que guiam outros cegos”. Jesus não sente solidão em nenhum sacrário, esperando que ali o acompanhem com orações. Onde ele quer ser acompanhado e receber solidariedade é nas pessoas oprimidas e necessitadas, por exemplo em Cañada Real, onde às agruras e privações que sofreram ali se somou, há dois anos, o corte do fornecimento de eletricidade por pessoas que eles parecem rezar muito.

Esse pessoal abandonado, e outros semelhantes em outras partes do país, e muitos milhões de pessoas em vastas áreas do planeta são o homem roubado e ferido que apresenta a parábola do Bom Samaritano. Jesus valorizou mais a solidariedade do samaritano do que a devoção do sacerdote e do levita que vinham rezar no Templo e passavam, deixando os necessitados de lado. Se nos concentrarmos em devoções e cultos abandonando as vítimas do sistema e nada fizermos para mudar esse sistema, significa que não aprendemos nada com o Evangelho e que continuamos, como Nicodemos, presos na tradição religiosa distorcida de nossa sociedade injusta. . Se quisermos ser verdadeiros seguidores de Jesus de Nazaré, devemos nos esforçar para superar os esquemas mentais que nos obrigam a respeitar o que é socialmente estabelecido, superar a síndrome de Nicodemos, o que Jesus chamou de "nascer de novo" .